Entrevista sobre o teto dos gastos para o Boletim informativo do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS em Agosto de 2018

Há um ano, concedi uma entrevista para o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal sobre o Teto dos Gastos. De lá para cá, as coisas só pioraram, como era previsto. Há previsões que os Economistas que se baseiam na velha crítica à economia política costumam acertar…


“Nenhum projeto de país que vise à preservação de direitossociais como saúde, educação, emprego e segurançapode prescindir da imediata revogação da autoritária eantidemocrática EC 95. A democracia é incompatível como teto dos gastos. …

A EC 95 — o teto dos gastos — desestrutura a capacidade do Estado em financiar o seu funcionamento básico, com o objetivo de desmontar os serviços públicos, em prol de amplos projetos de privatizações. Para termos uma breve ideia do que isso implicará na realidade concreta da população, uma simulação estatística, realizada pelos economistas Pedro Rossi e Esther Dweck, aponta que as despesas com saúde e educação, em proporção do PIB, serão esmagadas, passando de 4% do PIB em 2015 para 2,7% do PIB em 20 anos.


Alguns efeitos imediatos da austeridade fiscal já estão sendo sentidos pelo conjunto da população: o número de pessoas em situação de extrema pobreza no país passou de13,34 milhões em 2016 para 14,83 milhões em 2017. Na educação, recentemente, a Capes anunciou a suspensão de pagamento de todas as bolsas de mestrado e doutorado a partir de agosto de 2019, atingindo mais de 93 mil discentese pesquisadores e paralisando as atividades de pesquisa no país.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s